Contentamento

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

 
Se preparando para a FLIP
(Festa Literária Internacional de Paraty)
A FLIP foi fruto dos festivais internacionais de literatura e acontece no Brasil desde 2003, encantando o público pela qualidade dos autores convidados e a quantidade de eventos, shows, exposições, exibições de filmes e peças teatrais que, combinados ao charme de Paraty, conduzem a cidade inteira a esse clima poético e mega cultural. É uma viagem indispensável a quem gosta de arte, seja ela de todas as formas e jeitos possíveis.

Onde ficar?
Pousadas e hotéis não faltam na cidade, sempre muito bem aconchegantes. Se você procura por preço mais acessível não é legal ficar próximo ao centro histórico, por que lá é realmente bem mais caro. A melhor opção nesse caso é apostar em pousadas mais afastadas ou albergues. Separei dois sites que te ajudarão a escolher a melhor opção de acordo com sua necessidade. Clicando nos nomes você é redirecionado para o site do lugar, onde poderá consultar o tarifário e entrar em contato. Caso ainda não encontre o que quer, dê uma googlada aí encontre mais opções.
O que fazer na FLIP?
É bom que você separe alguns dias pra ficar lá, se possível durante todo o evento.

 A programação é grande e raramente se consegue ver tudo. Todo ano se homenageia um autor, esse ano é a vez de Millor Fernandes. A proposta principal de PARATY é a FLIP, a Flipinha e a Flipizona. A Flipinha é programada especialmente para os pequenos. São atividades educativas com muita leitura, apresentações de escolas, shows e muito mais.


A flipizona é voltada aos jovens, conduzindo ao hábito da leitura através das novas mídias.
 


 
A FLIP é esse mundo inteiro e muito mais, sendo a tenda dos autores a programação principal, que é basicamente um convite ao público para uma conversa informal com debates acerca de temas bacanas e atuais com escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas, entre outros. Tudo isso é simultaneamente transmitido na tenda do telão, agora na praia, onde você poderá assistir aos debates, sentadinho lá dentro da estrutura montada ou, como eu, à beira mar tomando uma água de coco ou uma cervejinha.
Você poderá comprar os ingressos para as tendas:
- pelo site http://www.ticketsforfun.com.br - pelo telefone 4003-0848 (número nacional)
- nos pontos de venda da Tickets for Fun.

 
 
Além disso, garanto que você vai ver a cada canto que passar shows de MPB, samba, Jazz, Blues e demais estilos, tudo de primeiríssima qualidade, nas simpáticas ruas de paralelepípedo ou em casas culturais, como a Folha por exemplo (quando eu fui distribuíram vinhos e queijos, rs).

Gente na rua recitando poemas, exposições maravilhosas, comidas deliciosas e gente bonita não vai faltar. Não deixe de assistir ao teatro de bonecos, que é emocionante e extremamente sensível. Eu chorei! (rs)




Além da FLIP é legal aproveitar pra dar um passeio de barco nas águas lindas de Paraty e visitar as ilhas. O passeio, dependendo do grupo, sai geralmente R$30,00 por pessoa, com duração de aproximadamente 3 a 4 horas. É bem bacana e você tem oportunidade de conhecer gente legal, como um casal de gringos fofos que eu fiz amizade da última vez e o dono do barco que parecia o Chico Buarque (mas eu não o paquerei, juro, por que sou leal ao Chico de verdade, rs).

O que levar?
Roupa de banho (pra aproveitar as praias), câmera fotográfica, ingressos em mãos (caso você resolva assistir a alguma palestra na tenda ou lá dentro do telão) muita disposição e alegria!
Se programe pra ir e, se for, nos esbarramos por lá! Mega beijo, amigo leitor, inté mais ler.
Saiba tudo sobre a mágica FLIP no site: http://www.flip.org.br/flip2014.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário